quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Nota de Serviço no Civil3D

Todo mundo que é envolvido em projeto de estradas sabe bem como é complicada a vida quando o assunto é Nota de Serviço, recentemente comecei a trabalhar em uma forma que possibilitaria a criação automática no padrão exigido pelos órgãos de projeto como DER/DERSA e DNIT , este padrão pode ser encontrado na página do DER/SP no seguinte endereço ftp://ftp.sp.gov.br/ftpder/normas/IP-DE-F00-001_A.zip na ultima página do PDF existe o modelo exigido.
                Muitos que utilizam o já descontinuado Land Development Desktop se valem de algumas lisp's para gerar estes desenhos, existe alguns problemas com a lisp, o primeiro é a demora e o segundo é que não funciona com o Civil 3D. Pode-se programar uma lisp para o Civil3D? Sim logicamente, mas se perde a principal função do software que é a tecnologia BIM (Building Information Modeling) basicamente esta tecnologia mantêm todos os objetos do Civil3D integrados de forma dinâmica, isto é, altero o meu perfil e atualiza a minha seção e os volumes e assim por em diante.
                A minha idéia era criar algo que fornecesse o produto final associada à flexibilidade do Civil3D para projetos e alterações, todos sabemos das indas e vindas de um projeto e ficar preocupado com processos complicados de padronização podem inibir e até gerar custos indesejados na hora de uma revisão, facilitando os processos o tempo perdido será empregado na engenharia melhorando o processo como um todo. Após muitos teste consegui chegar a um produto bem razoável que acredito atenda a cerca de 90% dos casos em projeto, acho que este percentual é bem próximo do obtido com as lisp’s com a diferença que temos as notas de serviço no instante seguinte da revisão.
                Abaixo segue um link com um vídeo mostrando um exemplo do produto que eu consegui montar. Se alguém tiver interesse em conhecer mais é só entrar em contato que conversaremos mais.
                Vou conforme os dias que se passam postar mais coisas sobre adaptações que estou fazendo para atender estes órgãos, como “labels”, relatórios entre diversas outras coisas e neste meio tempo vou postando dicas e macetes que só quem trabalha com este software sabe o quanto é necessário.
Link para a demonstração:
https://docs.google.com/leaf?id=0Bzy0bVVDSweANjZhY2U2NzgtMjVlNy00YzAyLTgwYTEtNGUzNzNhMzNkMWM1&hl=en&authkey=COP_7c8H

6 comentários:

  1. Cara, ficou muito bom o video
    mas fiquei curioso, como voce fez para que os pontos do corridor aparececem no carimbo de forma alinhada?

    ja tentei e nao rolou...
    as linhas de chamada com a bolinha numerada na secao do corridor eu ja consegui, so nao saiu daquele jeito, alinhado no carimbo

    ResponderExcluir
  2. Então ficou legal né estou trabalhando em outras seções tipos para tentar ampliar o máximo o poder deste tipo de configuração. O Civil3D tem umas coisas que me deixam puto as vezes rsrsrs, e esta de alinhar os textos foi uma, passei dias para resolver isto até que a maçã caiu na minha cabeça e pensei em usar as expressions na label dos markers foi ai que deu certo, se você der uma olhada no tutorial da notação da superelevação você vai ver como basicamente eu fiz.
    Em breve vou colocar mais coisas aqui, o meu intuito é tentar colocar o Civil3D totalmente no padrão brasileiro de projetos.
    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Pedro meus parabéns, ficou show de bola essas seções em nota de serviço.

    Alessandro
    Técnico Agrimensor

    ResponderExcluir
  4. Obrigado, precisando de alguma coisa é só falar

    Abraço

    ResponderExcluir
  5. Ola e ai tudo blz? Ele ganha do topografh?

    ResponderExcluir
  6. Fiz uma atualização no NOTASERV, programa para extração de notas de serviço no Civil 3D, veja mais aqui:
    http://tbn2.blogspot.com/2011/09/notaserv-atualizacao.html

    ele extrai notas de geometria, superelevação, seção, volumes, locação, etc

    ResponderExcluir