segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Relatórios Tecnicos no Civil3D

Muitos que utilizam o Civil3D para projetos esbarram em um problema na hora de gerar relatórios dos projetos. Tais relatórios são parte integrante das exigências da maioria dos órgãos públicos de contratação de projetos, são os memoriais de calculo tanto para o traçado horizontal quanto para o traçado vertical. Tendo em vista que o Civil3D gera relatórios que não servem para este propósito resolvi alterar sua programação e criar os dois principais relatórios que são o horizontal e o vertical.
Vale lembrar que a progamação foram feitas na linguagem XSLT e a parte matemática me vali do Java, todas as coordenadas são calculos matemáticos a partir das caracteristicas geométricas dos elementos.


Relatório Horizontal

https://docs.google.com/leaf?id=0Bzy0bVVDSweAYWRkM2I4ZmMtNDdhYi00NWE1LWEwMTAtZTVjZmU3YmU1OTEw&hl=en&authkey=CIDMo8UO

Aqui você pode baixar um exemplo de como fica o relatório horizontal. Este relatório na versão 2011 já é disponibilizado de forma bem simples e com erros no estaqueamento e alguns ângulos, nesta versão alem de consertar estes erros fiz modificações na estrutura no intuito de deixar mais fácil a consulta, alem de incluir as estadas intermediárias e também nas espirais os valores da Tangente Total e do Angulo Central total e fiz a devida tradução técnica dos componentes.

Relatório Vertical

https://docs.google.com/leaf?id=0Bzy0bVVDSweAN2RiOGYxY2ItYmJkNi00ZjU5LWE2MTAtNmQ0ZDJlODE3MmZm&hl=en&authkey=CLOh5KoO

Aqui também um exemplo do relatório vertical, a despeito do relatório horizontal o vertical disponível junto do Civil 3D é bem tosco e não serve para nenhum propósito, lá só é apresentado à estaca do PIV e sua cota, alem da estaca estar de forma errada não é apresentado mais nenhum detalhe do projeto, nesta versão refiz inteiramente o relatório incluindo também estacas intermediárias, pontos altos e baixos, valores de "K" e do "e" das curvas verticais e as rampas ante rios e posteriores.

Se quiserem adquirir os programas para gerar estes relatórios é só entrar em contato.

Abraço

Um comentário:

  1. Olá, Pedro, tudo jóia? Você já chegou a utilizar os relatórios de lotes do Civil, adaptando aos padrões brasileiros, pra fazer memoriais descritivos? Imagino que alguém já tenha feito isso, mas não encontrei até agora... abraço!

    ResponderExcluir