quarta-feira, 27 de outubro de 2010

As Caixas de Dialogo (open,save, etc...) sumiram

Se você estava utilizando o Civil3D e do nada as caixas de open, save e todas outras passaram a não abrir mais não se desespere basta fazer o seguinte.

Digite "filedia" na linha de comando de enter
Agora digite "1" e de enter.

Pronto suas caixas de dialogo retornaram.

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Relatórios Tecnicos no Civil3D

Muitos que utilizam o Civil3D para projetos esbarram em um problema na hora de gerar relatórios dos projetos. Tais relatórios são parte integrante das exigências da maioria dos órgãos públicos de contratação de projetos, são os memoriais de calculo tanto para o traçado horizontal quanto para o traçado vertical. Tendo em vista que o Civil3D gera relatórios que não servem para este propósito resolvi alterar sua programação e criar os dois principais relatórios que são o horizontal e o vertical.
Vale lembrar que a progamação foram feitas na linguagem XSLT e a parte matemática me vali do Java, todas as coordenadas são calculos matemáticos a partir das caracteristicas geométricas dos elementos.


Relatório Horizontal

https://docs.google.com/leaf?id=0Bzy0bVVDSweAYWRkM2I4ZmMtNDdhYi00NWE1LWEwMTAtZTVjZmU3YmU1OTEw&hl=en&authkey=CIDMo8UO

Aqui você pode baixar um exemplo de como fica o relatório horizontal. Este relatório na versão 2011 já é disponibilizado de forma bem simples e com erros no estaqueamento e alguns ângulos, nesta versão alem de consertar estes erros fiz modificações na estrutura no intuito de deixar mais fácil a consulta, alem de incluir as estadas intermediárias e também nas espirais os valores da Tangente Total e do Angulo Central total e fiz a devida tradução técnica dos componentes.

Relatório Vertical

https://docs.google.com/leaf?id=0Bzy0bVVDSweAN2RiOGYxY2ItYmJkNi00ZjU5LWE2MTAtNmQ0ZDJlODE3MmZm&hl=en&authkey=CLOh5KoO

Aqui também um exemplo do relatório vertical, a despeito do relatório horizontal o vertical disponível junto do Civil 3D é bem tosco e não serve para nenhum propósito, lá só é apresentado à estaca do PIV e sua cota, alem da estaca estar de forma errada não é apresentado mais nenhum detalhe do projeto, nesta versão refiz inteiramente o relatório incluindo também estacas intermediárias, pontos altos e baixos, valores de "K" e do "e" das curvas verticais e as rampas ante rios e posteriores.

Se quiserem adquirir os programas para gerar estes relatórios é só entrar em contato.

Abraço

Dica rápida - Menu no Civil3D 2011

Dica rápida
Você acabou de instalar do Civil3D 2011 e sente a falta do menu? Simples basta digitar o comando “menubar” e digitar “1”. Pronto o seu menu estará disponível.

Abraço
Pedro

Notação de Superelevação

Notação de Superelevação no Brasil
No Brasil os órgãos de contratação de projetos praticam uma padronização especifica para a notação da superelevação dentro do projeto, alem de você colocar os mesmos na seção deve aparecer na planta os seus pontos notáveis desde onde começar a variar até o termino desta variação a figura abaixo mostra como é esta padronização e tambem é o exemplo do produto final do tutorial. No Civil3D não existe nenhuma configuração pré existente para colocar esta notação diretamente na planta, por isto decidi fazer um “label” que faça isto automaticamente e de forma dinâmica, isto é, toda vez que atualizar ou alterar a superelevação automaticamente a “label” se atualiza e cheguei a um produto que satisfaz bastante esta padronização, apesar de ser um procedimento longo e meio chato, mas você só faz uma vez e fica com a padronização definitiva para todos os projetos, o que pode acontecer em alguns momentos é somente algumas adaptações para cada tipo de projeto, mas basicamente é só perder um tempo para fazer da primeira vez.


Então estou disponibilizando aqui o PDF com todo o roteiro para fazer esta padronização. Senha para abrir é “pdf”
Qualquer duvida ou comentário é só falar.
Abraço

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Nota de Serviço no Civil3D

Todo mundo que é envolvido em projeto de estradas sabe bem como é complicada a vida quando o assunto é Nota de Serviço, recentemente comecei a trabalhar em uma forma que possibilitaria a criação automática no padrão exigido pelos órgãos de projeto como DER/DERSA e DNIT , este padrão pode ser encontrado na página do DER/SP no seguinte endereço ftp://ftp.sp.gov.br/ftpder/normas/IP-DE-F00-001_A.zip na ultima página do PDF existe o modelo exigido.
                Muitos que utilizam o já descontinuado Land Development Desktop se valem de algumas lisp's para gerar estes desenhos, existe alguns problemas com a lisp, o primeiro é a demora e o segundo é que não funciona com o Civil 3D. Pode-se programar uma lisp para o Civil3D? Sim logicamente, mas se perde a principal função do software que é a tecnologia BIM (Building Information Modeling) basicamente esta tecnologia mantêm todos os objetos do Civil3D integrados de forma dinâmica, isto é, altero o meu perfil e atualiza a minha seção e os volumes e assim por em diante.
                A minha idéia era criar algo que fornecesse o produto final associada à flexibilidade do Civil3D para projetos e alterações, todos sabemos das indas e vindas de um projeto e ficar preocupado com processos complicados de padronização podem inibir e até gerar custos indesejados na hora de uma revisão, facilitando os processos o tempo perdido será empregado na engenharia melhorando o processo como um todo. Após muitos teste consegui chegar a um produto bem razoável que acredito atenda a cerca de 90% dos casos em projeto, acho que este percentual é bem próximo do obtido com as lisp’s com a diferença que temos as notas de serviço no instante seguinte da revisão.
                Abaixo segue um link com um vídeo mostrando um exemplo do produto que eu consegui montar. Se alguém tiver interesse em conhecer mais é só entrar em contato que conversaremos mais.
                Vou conforme os dias que se passam postar mais coisas sobre adaptações que estou fazendo para atender estes órgãos, como “labels”, relatórios entre diversas outras coisas e neste meio tempo vou postando dicas e macetes que só quem trabalha com este software sabe o quanto é necessário.
Link para a demonstração:
https://docs.google.com/leaf?id=0Bzy0bVVDSweANjZhY2U2NzgtMjVlNy00YzAyLTgwYTEtNGUzNzNhMzNkMWM1&hl=en&authkey=COP_7c8H

Bem Vindos

                Bem-vindos ao Blog Civil 3D Brasil, meu nome é Pedro Luis Soethe Cursino e sou engenheiro civil formado na Universidade de Taubaté, depois de formado cursei uma pós-graduação em Georreferenciamento de Imóveis Rurais pela faculdade de Pirassununga, também comecei a cursar mestrado em Infra-estrutura Aeroportuária no ITA onde só fiz duas matérias, não concluindo, pois fui trabalhar em uma empresa de terraplanagem no norte do país, recentemente comecei outro curso de pós-graduação em Engenharia Rodoviária e Vias Urbanas na FESP (Faculdade de Engenharia de São Paulo). Minha experiência profissional começa ainda adolescente trabalhando em uma empresa de projetos, nela estava envolvido com cálculos topográficos e projetos de vias urbanas, originalmente utilizando o software Topograph e mais para frente migrando para o já extinto Civil Survey S8 da Softdesk, esta empresa veio a falir e fui obrigado a trabalhar por contra própria também na área de projetos rodoviários e topografia, utilizando inicialmente o Civil Survey e mais tarde o Land Desktop Development que é o próprio Civil Survey comprado pela Autodesk, neste tempo com os recursos oriundos do meu trabalho autônomo consegui começar e concluir a faculdade de engenharia, depois de formado comecei a trabalhar em uma empresa de construção, trabalhei durante um ano com serviços administrativos que não me agradaram e voltei para o trabalho autônomo neste período comecei a utilizar o novo Civil3D software que utilizo até hoje mas o tempo como autônomo durou pouco e fui chamado para trabalhar em uma grande empresa de terraplanagem, fui inicialmente Eng. de Planejamento e no final estava trabalhando como Gerente de Produção, trabalhei em hidroelétricas até em terraplanagens que chegavam a números na ordem de 12milhões de m³ de movimentação de terra.  Cansado da vida de obra onde você praticamente não tem casa aceitei trabalhar em uma empresa de projetos em São Paulo onde estou até hoje.
                Desde que entrei nesta empresa a cerca de um ano comecei a desenvolver uma série de medidas a fim de facilitar o uso do Civil3D para projetistas de infra-estrutura. De lá para cá consegui avançar em vários tópicos e cheguei recentemente a um produto final bem razoável que contempla praticamente todas as etapas de um projeto geométrico. Vou com o tempo mostrar tudo isto aqui no blog. Espero que seja de bom proveito

Abraço
Pedro Luis Soethe Cursino